Sem dúvidas, introduzir a literatura desde cedo gera ótimos impactos às crianças. O ideal é introduzir esse hábito o mais rápido possível. Quando o bebê começa a interagir com objetos, é interessante inserir o livro nas brincadeiras. Essa nova prática aguça os sentidos e desperta curiosidade ainda bem cedo. O foco pode não se prender ao enredo da história, mas as imagens e personagens despertam várias reações. Além disso, a nova dinâmica entretém o bebê e o mantém calmo.
Ademais, o contato com os livros auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual, além de estimular a criatividade, melhorar o vocabulário e incentivar a imaginação das crianças na primeira infância. É através dos livros que os pequenos descobrem novas formas, cores, movimentos e ilustrações. A leitura desenvolve a curiosidade e estimula a fantasia, fazendo com que a criança comece a criar imagens e desenvolver seus próprios contos.
Essa introdução vai muito além de apenas ler as histórias. É importante também deixar que a criança toque, abra e perceba o livro para que sua imaginação vá sendo desenvolvida. Para além disso, esse incentivo pode tornar seu filho um grande amante de literatura na vida adulta.
Σχόλια